segunda-feira, 23 de abril de 2012

Novidades sobre as novas tecnologias do ano

O que está por vir no mundo da tecnologia ainda neste semestre?


Algumas promessas, outras especulações e várias confirmadas! Confira nesta matéria exclusiva o que está por vir no mundo da tecnologia ainda neste semestre, especialmente falando sobre os novos smartphones, consoles de video games da 8ª geração, tablets, e claro, o Windows 8.





Iphone 5

Iphone 5


O último projeto que o saudoso Steve Jobs, cofundador da Apple, esteve envolvido antes do seu falecimento no ano passado (Este será um grande motivo para os “Apple Maníacos” irem as lojas). Se os rumores acerca do novo smartphone da Apple se confirmarem, preparem os bolsos pois você provavelmente vai querer adquiri-lo… As novidades (ainda não confirmadas oficialmente) são: Bateria de LiquidMetal que pode durar até 30 dias, tela de 4.6 polegadas (maior que o seu concorrente, meu xodó, Samsung Galaxy S2), novo processador A5, conexão 4g LTE (superior a atual 3G).

Especialistas na área afirmam que o Iphone 5 poderá ser apresentado ainda este semestre, mas o lançamento oficial deve ocorrer apenas em outubro deste ano.



Samsung Galaxy S3

Samsung Galaxy S3


Equipado com o Android, sistema operacional desenvolvido pelo Google, o Samsung Galaxy figura na lista dos smartphones mais desejados em todo o mundo. Competindo diretamente com o Iphone 4S, o Galaxy S2 possui algumas características superiores, como um processador dual core de 1.2 GHZ contra 800 MHZ, tela maior com a exclusiva tecnologia AMOLED (permite uma maior resistência à riscos no display) entre outras.

A 3ª versão do smartphone será oficialmente lançada no dia 3 de maio, em Londres na Inglaterra. As características técnicas, deixam qualquer aparelho atual para trás: Processador quadri-core (4 núcleos) de 1.5 GHZ, câmera de 12 megapixels e Andoid 4.0. Outras novidades serão anunciadas apenas no lançamento oficial. O que podemos ver, é uma imagem não oficial, divulgada por um suposto beta-tester da Samsung.



Galaxy S2 Lite

Samsung Galaxy S2 Lite


Ainda falando de Galaxy, será lançado em exclusividade no Brasil, antes de qualquer outro país, o Samsung Galaxy S2 Lite. Em uma parceria entre a operadora TIM e a Samsung na última sexta-feira (20), o novo aparelho será uma versão reduzida do Galaxy S2. O processador será o mesmo dual-core, mas com clock de 1 GHZ, 1GB de RAM, tela de 4 polegadas AMOLED,  memória interna de 8 GB, câmera fronta de 1.3 MP, câmera traseira de 5 MP e reprodução de vídeos em alta definição.

A promessa de um smartphone poderoso e por preços razoavelmente baixos (R$ 999,00 no plano pré-pago), desbloqueado e sem a necessidade de contratos anuais com a operadora, mostra que o Brasil, através da TIM, está disposto à popularizar este tipo de aparelho por aqui, e com isso, aumentar os investimentos na rede 3G e futuramente, a tão sonhada 4G.



Playstation 4 e Xbox 720

Consoles de oitava geração


Informações oficiais da Sony revelam que o Playstation 4 não será lançado em 2012. Isso porque, a companhia alegou que pretende focar os seus esforços no Playstation Vita, o sucessor do PSP (video game portátil da Sony). O mesmo se dá para o XBOX 720, sem qualquer confirmação da Microsoft e poucos rumores. Especialistas afirmam que ambos os consoles devem ser lançados apenas em 2013



Windows 8

Windows 8 Metro


Esta sem sombra de dúvidas, é uma das novidades mais aguardadas por todo o mundo. O tão falado Windows 8, cujo nome foi oficializado pela Microsoft na última terça-feira (17), promete trazer mais velocidade, praticidade e principalmente: “A possibilidade de usá-lo em qualquer dispositivo, seja ele um computador, smartphone, tablet ou nos novos ultrabooks“.

A versão beta foi lançada oficialmente há dois meses e nos pôde deixar, entre várias, uma impressão… O que estávamos acostumados irá mudar, tal como o famoso menu iniciar e os botões de fechar/maximizar/minimizar, retirados na versão beta. Ainda não está confirmado se na versão final o Windows 8 não contará mais com o iniciar, e apostará todas as suas cartas na interface Metro, uma nova maneira de organizar e gerenciar o seu computador (imagem acima).

Ainda na última terça-feira (17), a Microsoft anunciou as 4 versões oficiais do Windows 8:

* Windows 8: Para usuários domésticos a versão do sistema será chamada apenas de Windows 8;
* Windows 8 Pro: Profissionais que necessitam de recursos administrativos tais como acesso remoto, virtualização etc terão a sua disposição o Windows 8 Pro;
* Windows 8 RT: Já a versão para tablets e notebooks com processadores ARM, contará com esta versão exclusiva, vendida separadamente.
* Windows 8 Enterprise: Voltado para o mundo corporativo, com todos os recursos do Windows 8 Pro e alguns outros recursos avançados.

Rumores afirmam que, o Windows 8 final será lançado em Julho deste ano, outros apontam que o lançamento oficial será apenas em outubro.



Considerações finais

Em um segundo plano, algumas empresas estão finalmente percebendo que o mercado Mobile está se tornando muito rentável. É o caso da Intel, que lançou há alguns dias o seu primeiro smartphone equipado com processador próprio, o XOLO X900 a preços razoáveis (R$ 792,00). Também é o caso da Semp Toshiba, que está investindo no mercado de Tablets. O mesmo para o Google, que promete entrar de vez no mundo dos smartphones após a aquisição da Motorola.

Quero deixar claro que, nem tudo o que foi anunciado aqui será concretizado. Rumores são rumores, mas muitos deles acabam sendo posteriormente oficializados, pelo fato que alguns deles partem de ex-funcionários e pessoas diretamente ligadas à determinada empresa. De qualquer forma, 2012 será um ano repleto de novidades, lançamentos e mais rumores. Vamos ver no que dá e torcer para que possamos usufruir de tudo o que foi prometido.





Nenhum comentário: