sábado, 11 de maio de 2013

A origem da forma do coração




O símbolo que representa o coração é indiscutivelmente universal e um dos mais fáceis de ser reconhecido ao redor do mundo. No entanto, a sua forma é de fato muito diferente do que seria um coração real, pois anatomicamente este mais se assemelharia a um punho fechado do que os rabiscos encontrados em cartões românticos.



Existem muitas teorias para tentar explicar a origem deste ícone que é facilmente encontrado no nosso cotidiano, uma delas sugere que um coração de verdade seria muito difícil de ser desenhando e não passaria a ideia de algo envolto em sentimentos, portanto um conceito mais simples foi adotado para representá-lo.

Em uma outra suposição, o criador da figura se inspirou no encontro de dois cisnes, como se as aves estivessem se beijando, daí basta adicionar a visão do amor ser algo lindo e sublime…



Há outro ponto de vista um tanto quanto pervertido, muitas pessoas acreditam que o coração nada mais é que uma representação inerente ao corpo feminino, uma forma de se destacar a fertilidade, o amor e porque não, o sexo?



Apesar de tudo, a versão mais aceita, segundo os pesquisadores, é que o coração de fato se originou a partir da Folha de Hera, que na antiguidade simbolizava a imortalidade e o poder, mesmo que Plutarco, na obra sobre o mito de Isis e Osíris no Egito, assegure que o pessegueiro era dedicado a esses deuses, por ter seu fruto, a forma do coração:


                                 



E você? O que pensa a respeito?


via Minilua