quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Indianas Jones da vida real


Descobrir fósseis, encontrar artefatos de civilizações antigas e explorar sítios arqueológicos. A revista americana Archaeology publicou uma lista com aventureiros que poderiam muito bem ter inspirado os criadores das histórias de Indiana Jones.


CONSTANZA CERUTI (1973 - ) 
Antropóloga e arqueóloga da National Geographic, Constanza ganha a vida explorando as montanhas andinas e pesquisando a civilização Inca. Sua maior descoberta foram as Múmias de Llullaillaco, que estão entre as mais conservadas do mundo.



GEOFF EMBERLING (1966 - ) 
Geoff desvendou segredos sobre as antigas civilizações que habitavam o Oriente Médio durante mais de 20 anos de trabalho na região. Sua pesquisa mais conhecida foi no campo de Tell Brak, no Iraque, casa de uma das civilizações mais antigas da Mesopotâmia. Ele também se aventurou pelo Sudão, pesquisando o antigo reino de Kush.



FRANK HIBBEN (1910 - 2002) 
Apaixonado por arqueologia desde criança, Hibben encontrou diversos fósseis de mamíferos em suas expedições, entre eles, mastodontes e mamutes. Outra grande paixão de Hibben era a caça.




JUNIUS BIRD (1907 - 1982) 
Também especialista em civilizações pré-colombianas, Bird tinha como principal objeto de estudo os povos que habitavam o Chile e o Peru. O chapéu inseparável fazia dele a cara do Indiana.



NELS NELSON (1875 - 1964) 
Conhecido pela consistente produção teórica e carreira acadêmica, Nelson também se aventurou fora dos muros das Universidades e comandou expedições na Mongólia, Espanha e Estados Unidos. Na China, descobriu a cultura Daxi, um povo que viveu na região durante o neolítico.



ROBERT CARNEIRO (1927 - )
Carneiro é muito conhecido por seus estudos sobre a evolução e por sua teoria do surgimento dos Estados. No entanto, o objeto preferido desse arqueólogo é estudar antigos povos amazônicos.


SYLVANUS MORLEY (1883 - 1948) 
Sylvanus foi um dos maiores especialista do mundo em civilização Maia. Liderou expedições em Chichén Itzá, publicou vários estudos sobre a escrita hieroglífica e ajudou a popular o conhecimento sobre esse povo escrevendo artigos para a população em geral.


Nenhum comentário: