quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Chines "olho de gato" que consegue enxergar no escuro


O garoto Nong Youhui nasceu diferente de outros meninos. Ainda bebê, seu pai percebeu que havia algo estranho em seus olhos, que suas íris continham um brilho colorido entre o verde e o azul, algo semelhante a olhos de felinos.


Preocupado de que algo errado poderia estar acontecendo com seu filho, o pai levou o garoto ao médico quando Youhui ainda estava com poucos meses de vida. O diagnóstico não foi muito preciso; após alguns exames, detectou-se que o garoto tinha uma maior sensibilidade à luz (ou à falta dela), mas que não havia nada excepcionalmente errado com ele. Os médicos disseram que não havia nada com o que se preocupar e que a condição de Youhui logo desapareceria conforme ele fosse crescendo.

Porém, não foi isso que aconteceu. Youhui cresceu e, hoje já na idade escolar, mantém a mesma coloração na íris e a sensibilidade aguçada à luz. Sua condição tem chamado a atenção de curiosos, e com frequência o garoto é convidado a demonstrar o brilho dos seus olhos e o que eles são capazes de fazer.

Olhos de lince

Além de apresentar um brilho forte, especialmente quando lançam um flash de luz na direção, os olhos de Youhui permitem ainda que ele enxergue bem no escuro. Entre os testes realizados com o garoto, foi solicitado que ele identificasse objetos e respondesse questões em um ambiente totalmente sem luz.



Esses belos olhos claros trouxeram a Youhui uma habilidade, uma dádiva ou, quem sabe, uma mutação genética. Alguns médicos tentam explicar a razão do garoto apresentar essa diferenciação e acompanham de perto o seu crescimento.

O pai do menino tem se mantido tranquilo em relação à saúde de Youhui já que o menino não tem qualquer tipo de contratempo ou adversidade por conta de sua condição. A única dificuldade de Youhui é enxergar sob o Sol forte, o que ofusca a sua visão, mas isso não é muito diferente da experiência que outras pessoas de olhos claros têm em dias ensolarados.


                                                                                                               
Na escola, os amigos se divertem com a habilidade de Youhui, e o garoto recebeu o apelido carinhoso de “menino-gato”. Confira a página oficial dele no Facebook.

Via Megacurioso

Nenhum comentário: